Saiba como evitar os erros mais comuns no relacionamento com o cliente e melhore a satisfação do seu público

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Saiba como evitar os erros mais comuns no relacionamento com o cliente e melhore a satisfação do seu público

4 de junho de 2020

Hoje já se sabe que pessoas deixam de comprar um produto ou serviço, independentemente de sua qualidade e preço baixo, caso o atendimento não seja bom. Por isso, tão importante quanto estar atento ao desenvolvimento dos produtos ou a qualidade do serviço entregue, é oferecer uma boa experiência em todo o processo de jornada daquele cliente.

Fazendo isso, você pode evitar que uma venda seja perdida em um detalhe simples de ser corrigido ou ainda deixar aquele cliente migrar para o concorrente. Prestar atenção no seu cliente é prestar atenção no sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, levantamos alguns dos erros mais comuns e que podem ser facilmente evitados no relacionamento com o seu cliente

Não ouvi-lo

Mais valioso que a própria compra é o feedback do seu público, seja ele um cliente de muitos anos ou um consumidor em potencial. Aquela crítica ou sugestão pode ser a solução para um problema que você nem sabia que tinha, mas que pode ser a causa de vendas perdidas ou mesmo de uma má reputação da sua empresa. Então, ouça-o atentamente.  Saiba que enquanto ele ainda está reclamando de algo, você pode reconquistá-lo. O maior problema é quando ele simplesmente deixa de reclamar e vai embora sem que você sequer saiba o motivo e possa corrigi-lo.

Pós-vendas

Aquele cliente finalmente comprou o seu produto ou serviço? Agora é a hora de fidelizá-lo. Entre em contato, saiba a sua opinião, se ele está satisfeito ou não, se tem dúvidas, sugestões, críticas. Esteja próximo dele.  Uma pesquisa de satisfação também funciona muito bem para avaliar não só o produto/serviço vendido, como toda a jornada de compra e ainda pode ser feita de forma automatizada.

Atrasos

Imagine que você comprou um presente e precisa que ele chegue até o dia 5, data da festa. No prazo da entrega, a data máxima é dia 4. Você realiza a compra, mas ele só chega dia 6. Era uma vez toda a experiência do seu cliente. Provavelmente ele não só não irá voltar a comprar contigo, como ainda irá realizar a devolução do produto e falar mal de você nas redes sociais.

Então, combinou a entrega para 30 dias? Cumpra!  Amanhã? Cumpra o prazo. Se a sua empresa não possui uma logística que permita entregar o produto naquele prazo de 24 horas do seu concorrente, não venda isso para o seu cliente. Ele pode entender e aguardar um prazo maior, desde que esteja dentro do combinado.  Também é importante ter uma ferramenta para que ele possa acompanhar o status do processo e fique mais tranquilo.

Robôs ou humanos

Se o seu cliente tem uma dúvida, tenha uma equipe que saiba saná-la. Se tem um problema, tenha uma equipe que saiba corrigi-lo. Muitas dúvidas e solicitações simples podem ser solucionadas pelo atendimento com robôs, enquanto outras são mais complexas e pedem um atendimento humano. Saiba quando usar cada tipo de atendimento, desta forma você otimiza a sua operação e melhora a experiência do cliente.

Não estar onde o seu cliente está

Sua loja é um e-commerce, mas seu atendimento é só por telefone? Vende 24 horas, mas não possui uma plataforma de atendimento 24×7? Parece loucura, mas isso acontece e pode ser solucionado de forma simples. Plataformas multicanais solucionam isso de maneira simples, com atendimento digital 24×7 e ainda registram o contato, caso seja algo mais complexo, permitindo que o primeiro atendente a se logar, realize o contato. Além disso, por serem multicanais, podem oferecer uma série de canais de atendimento, como telefone, Whatsapp, chat, e-mail, entre outras. Desta forma o seu cliente escolhe o melhor canal para ele.

Quer melhorar a experiência do seu cliente, evitando todos estes erros. A gente te ajuda na construção da jornada e na entrega das soluções. Fale com a gente.

 

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