Você sabe qual a jornada de compra ideal para o cliente? Confira cinco dicas!

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Você sabe qual a jornada de compra ideal para o cliente? Confira cinco dicas!

10 de agosto de 2020

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Para responder a esta pergunta, primeiro é preciso entender se você conhece o seu cliente. Não há uma fórmula mágica que será sempre empregada daquele mesmo jeito e você terá ótimos resultados. Primeiro, você precisa levantar dados, se colocar no lugar do seu cliente, conhecer as necessidades, quem é ele, como gosta de ser atendido, entre outras pontos e relacioná-los com o seu negócio e momento.  

A jornada de compra ideal para o seu cliente ainda pode ter algumas variáveis. Por exemplo, ainda que você tenha um e-commerce e, claramente, a jornada de compra do seu cliente passe pelo meio digital, alguns podem preferir realizar este processo pelo celular enquanto outros pelo desktop. Ambos ambientes foram desenhados de forma adequada? O seu site é responsivo? Ou você pensou apenas em um dos meios?

Lembre-se que desenhar e implementar a jornada de compra ideal para o seu cliente está diretamente relacionada ao sucesso do seu negócio. Para te ajudar nisso, listamos cinco dicas para construir este processo.

1 – Conheça o seu cliente

Levante o máximo de informações sobre seu público. O que ele gosta, como gosta de ser atendido, onde busca informações, qual o conhecimento prévio sobre sua marca. Entenda-o na forma mais macro, mas sem esquecer das variáveis, tais quais o exemplo citado acima. Ainda que todos tenham um perfil digital, alguns podem preferir o celular, enquanto outros, o desktop. Ou mesmo alguns preferirão falar contigo por meio do chat no seu site enquanto outros irão desejar conversar pelo WhatsApp. Levante os dados sobre acesso, canais, horários, tipo de informação mais buscada, etc.

2 -Agora que você já tem os dados, estude-os!

Dados são ótimos, mas é matéria bruta. Precisa ser polida. E é aí que você precisa mergulhar nas informações e encontrar a melhor maneira de atender as necessidades do seu público. Coloque as ideias no papel, simule-as para prever o que se adequa ou não ao seu cliente e a realidade do seu negócio.

3 – Desenhe a jornada

Agora que você já colocou as ideias no papel, é hora de desenhar a jornada ideal. Defina qual será o caminho ideal, quais serão as tecnologias que você usará para atender as necessidades do seu cliente, por exemplo, quais canais de atendimento, os formatos que você atuará, como será o atendimento a esse público, mas tudo isso sem esquecer que a jornada de compra é parte da jornada do cliente. Ou seja, não se esqueça de alinhar isso a como você irá atrai-lo, afinal, não basta apenas desenhar a jornada no momento da compra, ela precisa estar alinhada a todo o processo, desde a fase de aprendizado e descoberta. É preciso pensar em todo o caminho que o seu público fará até chegar ao momento da compra, sem deixar de lado o pós-venda.

4 – Chegou a hora de implementar

Você já levantou as informações, já fez a ideação, simulações, desenhou a jornada, então, chegou a hora de colocá-la em prática. Por mais que a gente planeje e faça testes, a hora que a gente sabe se algo irá funcionar de verdade, é na implementação do projeto.

 5 – Corrija os erros, reveja os processos

Após implementar a jornada verifique o que está dando certo, o que precisa ser corrigido, o que pode ser melhorado, reveja os processos. Não se esqueça de que o seu cliente muda, o seu negócio muda, novas tecnologias são desenvolvidas e pandemias podem acontecer, fazendo com que você tenha que rever toda a jornada.

Lembre-se que a criação da jornada ideal é um processo cíclico. Você precisa estar a todo tempo levantando informações sobre o seu cliente e as relacionando com a nova realidade. O novo coronavírus, por exemplo, fez com que diversas empresas precisassem rever todo a jornada de seu cliente. Imagina quem atuava apenas em meios físicos e se viu em plena quarentena?

Mas você não precisa fazer todo esse processo sozinho. Entendemos, desenhamos, implementamos e operamos novas jornadas de interação para encantar o seu cliente e proporcionar a melhor experiência de acordo com o seu perfil. Nosso time de profissionais especializados está sempre pronto para criar de acordo com o que você e seu cliente precisam! Quer saber mais? Acesse: https://www.callflex.com.br/2cx/

 

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